Esta disciplina aborda, por meio de estudos, discussões e seminários, a utilização da experimentação como estratégia de ensino de Ciências da Natureza e de Matemática mediante o uso de diferentes perspectivas e tendências metodológicas enfocadas nas pesquisas dessas áreas, a fim de dar ao ensino de Ciências da Natureza e de Matemática subsídios para a utilização rotineira da experimentação em sala de aula.
Promove, ainda, a identificação e a reflexão acerca dos padrões discursivos dos professores (as) de Ciências da Natureza e de Matemática sobre a relevância das atividades experimentais e investigativas em suas aulas.
Promove, ainda, a identificação e a reflexão acerca dos padrões discursivos dos professores (as) de Ciências da Natureza e de Matemática sobre a relevância das atividades experimentais e investigativas em suas aulas.
- Profesor: Wellington da Silva Borazzo
O componente curricular aborda tópicos de História da Ciência, com ênfase no desenvolvimento da Matemática e da Física, desde os primórdios até seu surgimento e formalização enquanto ciências modernas. Também apresenta aspectos relacionados a visão de ciência ao longo dos tempos e uma reflexão dos processos e finalidades das ciências. Destaca questões relacionadas aos objetos, métodos e problemas das ciências e aborda perspectivas historiográficas e temas historiográficos, como fontes, documentos e relativismo histórico.
- Profesor: Altemir Antonio Pereira Junior
- Profesor: Allan Victor Ribeiro
Este módulo aborda a inserção da modelagem matemática na educação básica, como
uma alternativa para tornar o processo de ensino aprendizagem da matemática mais
significativo e próximo das experiências vivenciadas pelos estudantes, buscando
atenuar a ênfase dada à memorização, às regras e às resoluções de exercícios
descontextualizadas. Proporciona também uma reflexão acerca dos reflexos e
consequências dessa abordagem para a prática docente
uma alternativa para tornar o processo de ensino aprendizagem da matemática mais
significativo e próximo das experiências vivenciadas pelos estudantes, buscando
atenuar a ênfase dada à memorização, às regras e às resoluções de exercícios
descontextualizadas. Proporciona também uma reflexão acerca dos reflexos e
consequências dessa abordagem para a prática docente
- Profesor: Regis Leandro Braguim Stabile